quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

BOLETIM 17 - TEZUKA DAY

No Twitter e na blogosfera, fãs, profissionais e amadores se mobilizam para homenagear no próximo sábado o mangaká Osamu Tezuka (falecido em1988, aos 60 anos), o pioneiro dos modernos quadrinhos japoneses e aclamado ainda em vida como o "Deus do Mangá". Sua importância, pioneirismo, versatilidade e genialidade não encontram rivais no Japão e, desconfio, no mundo inteiro. 

O Menino Biônico: Mesmo
obras consideradas menores
carregam o toque
de gênio do autor.
Por falta de tempo, não poderei elaborar nada realmente interessante para participar desse movimento, mas convido meus leitores a darem um giro pela blogosfera, pois terá muita coisa pra ler.


No momento, o que posso fazer é postar links de textos meus relacionados a Tezuka. Abaixo, duas matérias escritas para o portal Omelete, sobre adaptações em animê de criações do mestre que ficaram famosas no Brasil. 

O Menino Biônico (texto de 2004)

A Princesa e o Cavaleiro - Animê (texto de 2002)


Aqui no Sushi POP, duas curiosidades relacionadas a criações de Tezuka:
- O primeiro personagem de Tezuka adaptado no ocidente (post de jan/ 2010)
- Vingadores do Espaço: Tentativa e erro (post de nov/ 2010)

PÁGINA OFICIAL DO TEZUKA DAY: Veja a fanpage criada no Facebook. É lá que se concentram as participações e colaborações. 


No Twitter, procure pela hashtag #TezukaDay
E marque na sua agenda: o Tezuka Day é no próximo sábado, dia 17 de dezembro.


***********************
Sobre os Boletins: Esta postagem inaugura um novo formato para o Boletim Sushi POP. Aquela ideia de reunir diversas notícias e soltar de uma vez estava dando muito trabalho. Agora, cada boletim terá apenas uma notícia comentada. Eventualmente, dicas rápidas vão acompanhar, mas assim espero deixar tudo mais ágil, prático para mim e mais interessante para o leitor. 

Nenhum comentário: